SITUANDO O INÍCIO DO TRABALHO EM CIÊNCIAS NATURAIS – BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO

Em 2006, a Secretaria Municipal de Educação de Sombrio iniciou um Curso de aperfeiçoamento e atualização em Ciências e Programas de Saúde, então, para os professores das séries de 5a. a 8a., quando ainda não se processara a implantação do Ensino Fundamental de nove anos.
A pretensão da equipe administrativo-pedagógica, sob a coordenação da Profa. Josiane Santos Medeiros, visava, sobretudo, disponibilizar encontros com vistas a subsidiar discussões e atividades importantes que conduzissem à elaboração de uma nova Proposta Curricular para o Ensino de Ciências , observando os seguintes documentos:
– A LDB nº. 9.394/1996;
– o Plano Nacional de Educação;
– os Parâmetros Curriculares Nacionais;
– as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental;
– os Pareceres e resoluções do CNE e do respectivo sistema de ensino;
– as propostas pedagógicas de Secretarias de Educação Estaduais e Municipais;
– o projetos político-pedagógico das escolas;
– a literatura pertinente;
– posteriorente, o documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para inclusão das crianças de seis anos de idade (publicação do MEC/SEB/DPE/COEF);
– e, sobretudo, acompanhar a tendência atual da disciplina para fazer com que o aluno possa estar a par dos avanços da ci|ência e da tecnologia, observando, pesquisando em diversas fontes, questionando e registrando com vistas a aprender a pensar, a fazer, a escolher, a decidir, a criar.

A Professora convidada para ministrar o Curso e dar continuidade ao trabalho iniciado, foi Marise Borba da Silva (bacharel em Ciências Biológicas), à época Mestre em Educação – UFSC/SC, cursando o Doutorado, e, atualmente, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – UFSC/SC.

Os professores de Ciências, participantes do primeiro Encontro, foram: