PROPOSTA DE UM BLOG QUE ACOMPANHE OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, INTRODUZINDO-OS NA ESCOLA E BUSCANDO LEGITIMAR UMA AUTÊNTICA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

               

 

 Já faz algum tempo que iniciamos um trabalho bastante transformador, no sentido de revolucionar o Ensino de Ciências Naturais nas escolas municipais de Sombrio, tentando introduzir, desde as séries iniciais, até a última série do Ensino Básico, noções introdutórias de Biologia Molecular, Física Quântica, Química Molecular e Nanotecnologia. Esta iniciativa não tem sido fácil, trata-se de uma árdua tarefa. Muitas dessas noções não estiveram presentes sequer na formação básica dos professores, tampouco foram aprofundados na sua formação universitária; além disso, os assuntos que as Ciências Naturais tratam hoje são muito complexos e bastante repletos de inovações, sem esquecer que as Universidades, de modo geral, não têm preparado educadores para inaugurarem um novo ensino de Ciências na escola e ainda não existem livros didáticos que acompanhem esse processo com mais plena satisfação.

 

 POR QUE NOS ESCOLHER?

  
 APRESENTAÇÃO: O QUE QUEREMOS PROPOR COM ESTE BLOG
 
• Nós buscamos oferecer, com certo grau de flexibilidade, multi-caminhos que lhes permitam concentrar-se em temas diferentes, mas complementares, com base em seu interesse no vasto campo das Ciências Naturais, podendo escolher entre uma ampla gama de vários assuntos diferentes, atuais e necessários ao seu desempenho profissional. • Você será orientado por professores e pesquisadores experts, idôneos e competentes para lhes trazem os mais recentes avanços científicos no vasto campo do ensino de Ciências Naturais, que reúne os conceitos de física, química, biologia e suas mais recentes especialidades.

 • Pretendemos enfatizar o conhecimento e a aplicação dos princípios e de fatos fundamentais e conceitos básicos da ciência, bem como a compreensão e as diferentes interpretações de informações científicas e das grandes questões da ciência na sociedade contemporânea (biotecnologia, física quântica, nanotecnologia etc.), considerando seu envolvimento desde a educação infantil e séries iniciais, com base em áreas como História e Filosofia das Ciências, métodos científicos, novas exigências de ciência e tecnologia, e as relações da ciência com problemas contemporâneos da sociedade, tais como a poluição ambiental e a diminuição dos recursos naturais. Abrimos espaços para que você entre em contato com as metodologias utilizadas pelos professores que atuam em Ciências Naturais, na rede municipal de ensino, para o desenvolvimento de atividades que se correlacionam na disciplina de Ciências da Natureza, suas discussões, suas pesquisas de campo, suas propostas de dinâmica de grupo e atividades laboratoriais e experimentais, entre outras iniciativas, visando promover um maior diálogo entre professores e subsidiar e orientar o trabalho dos alunos, no campo educacional.

• Você irá conhecer a atuação de professores-produtores e sua vivência na elaboração de propostas do “currículo básico”, buscando problematizar os conteúdos que favoreçam as bases para que os mesmos ‘dialoguem’ entre si e com os alunos, propiciar atividades atraentes e motivadoras à curiosidade e à participação, discutir e elaborar projetos de trabalhos e planejamentos de ensino que desenvolvam competências e habilidades científica específicas de modo a instigar a participação dos alunos, situá-los como sujeito de seu aprendizado, e possibilitar práticas’ que articulem os conteúdos teóricos e os conteúdos curriculares de modo que façam sentido para o aluno, relativos a seu cotidiano, e acompanhem os avanços da ciência, sendo incluídos nos seus processos complexos de evolução.